Desvendando o Desenvolvimento Humano: O Que a Psicologia Revela
O desenvolvimento humano envolve tanto o progresso mental quanto o crescimento físico. O desenvolvimento mental é um processo contínuo, marcado pela formação de estruturas cognitivas, que refletem a forma como a mente vai se aprimorando. Algumas dessas estruturas permanecem ao longo da vida, possibilitando o avanço constante, enquanto outras são substituídas conforme novas etapas da vida surgem.
É fundamental entender que a criança não é simplesmente um adulto em miniatura, pois ela possui características próprias da sua fase etária. Piaget, um importante teórico do desenvolvimento, afirma que há maneiras de pensar e agir que são específicas de cada faixa etária. Ou seja, o indivíduo vai se adaptando e assimilando o ambiente ao seu redor de forma gradual. Por exemplo, a forma de comunicação com uma criança de 4 anos é diferente da maneira como interagimos com uma de 10 anos.
Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano
Necessário descartamos que há diversos aspectos a serem considerados e eles estão em constante interação. São eles:
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Cultura: A cultura envolve modos de pensar, falar e agir, que têm grande impacto no desenvolvimento do indivíduo.
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Relações sociais/Meio: Esse fator tem grande importância no crescimento e pode ser entendido como as interações entre as pessoas, como, por exemplo, o incentivo à leitura dentro do ambiente familiar.
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Maturação neurofisiológica: Refere-se ao desenvolvimento do sistema nervoso, incluindo o cérebro e o sistema nervoso central, e exerce uma influência direta no aprendizado. Um exemplo disso é que a alfabetização infantil depende deste fator, pois até mesmo a habilidade de segurar um lápis exige um desenvolvimento neurológico adequado.
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Crescimento orgânico: Refere-se ao aspecto físico do corpo, como a altura e o fortalecimento do esqueleto. Esse crescimento permite a aquisição de comportamentos novos, como, por exemplo, quando uma criança começa a engatinhar.
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Hereditariedade: Este fator determina o potencial do indivíduo, que pode ou não se desenvolver, dependendo também das condições ambientais em que está inserido.
Teoria do desenvolvimento humano de Piaget
Segundo este autor cada período tem como característica por aquilo que o indivíduo consegue fazer de melhor em cada faixa etária. As teorias afirmam que existem quatro aspectos fundamentais e inseparáveis para o desenvolvimento humano, são eles:
- Aspecto Físico motor: Relacionado à maturação neurofisiológica;
- Aspecto Intelectual: Capacidade de pensar e raciocinar;
- Aspecto Afetivo emocional: A forma única com que o indivíduo vivencia e compreende suas experiências. É o aspecto do sentir;
- Aspecto social: Refere-se à maneira como o indivíduo se comporta em situações envolvendo outras pessoas.
Períodos do desenvolvimento segundo Piaget
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1º Período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
Durante essa fase, é notável o rápido desenvolvimento físico e a base para o surgimento de novas habilidades. Em pouco tempo, por volta dos 2 anos, a criança passa de uma postura passiva em relação ao ambiente e às pessoas ao seu redor para uma postura mais ativa e participativa.
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2º Período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
O principal destaque desse período é o surgimento da linguagem, que acelera o desenvolvimento do pensamento. Inicialmente, o pensamento da criança é egocêntrico, onde o “real” depende de seus desejos e fantasias. A criança tem dificuldade em compreender a ordem de mais de dois ou três eventos, além de ser centrada em si mesma, não conseguindo enxergar o ponto de vista do outro. No aspecto afetivo, surgem sentimentos compartilhados, com destaque para figuras como pais e professores, considerados superiores a ela. A criança vê as regras como imutáveis e externas, mas, com o tempo, passa a entender as regras de forma mais complexa.
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3º Período: Operações concretas (7 a 11/12 anos)
Inicia-se o desenvolvimento do raciocínio lógico, onde a criança começa a entender diferentes pontos de vista. Nessa fase, ela é capaz de estabelecer relações de causa e efeito, organizar ideias ou eventos de forma sequencial e lidar com conceitos sob diferentes perspectivas. A criança também conquista maior autonomia em relação aos adultos.
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4ºPeríodo: Operações formais (11/12 anos em diante)
O adolescente começa a trabalhar com ideias abstratas, sendo capaz de compreender conceitos como liberdade e justiça. Ele começa a criar teorias sobre o mundo e a refletir sobre aspectos que gostaria de mudar. Isso ocorre graças à reorganização de seu pensamento. Em suas relações sociais, o adolescente passa por um processo de interiorização, o que pode parecer um afastamento da família e uma rejeição aos conselhos dos adultos, mas seu foco de reflexão se volta para a sociedade. O grupo de amigos torna-se uma referência importante, influenciando aspectos como vocabulário e estilo de vestimenta.
Referencias
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia [15ª ed.]. São Paulo: Saraiva, 2019.
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